Mediação

LIVROS

SCHNITMAN, Dora F; LITTLEJOHN, Stephen. Novos Paradigmas em Mediação. Porto Alegre. Artmed, 1999.

Neste livro vários autores abordam a mediação de conflitos em diversos contextos como mediação no Ensino Superior e mediação familiar. Ressalta-se os objetivos reflexivos, as diretrizes da mediação, diálogo transformador entre outros. O livro é indicado para qualquer pessoa interessada em comunicação, resolução alternativa de conflito e cultura de paz.

Palavras-chave: diálogo transformador, mediação de conflitos, diretrizes da mediação, objetivos reflexivos.

 

SHAPIRO, Daniel. Negociando o inegociável: Como resolver conflitos que parecem impossíveis. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2021.

Neste livro, Daniel Shapiro, utilizado de linguagem objetiva e atrativa, conduz o leitor até a “alma” dos conflitos e fornece ideias para a resolução de impasses que envolvem uma alta carga emocional, seja na família, nos relacionamentos amorosos ou no trabalho.

Palavras-chave: Mediação de conflitos, ideia para resolução de conflitos, carga emocional, exemplos da vida real

 

Bastos, I.B.A.; Quintela, A.C.O.; Santos,  M.R.A. Freitas, B.P., Mediabilidade: reflexões prático-teóricas sobre a aplicação da mediação. Piauí: EDUFPI. 2022. Disponível em: https://www.ufpi.br/e-book-edufpi

Palavras-chave: mediação, mediabilidade, conflito.

VÍDEOS

Mediação - Ísis Bastos - Comunica Direito Privado. Disponível em: https://youtu.be/xjPbRFMfbfU

Neste vídeo a Professora e Mediadora Ísis Bastos apresenta o que é mediação.

Palavras-chave: mediação, diálogo, comunicação.

Animação sobre mediação de conflito por CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial): Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Kr13qBAPA9k

Neste vídeo, uma breve animação apontada algumas etapas que ocorrem em um processo de mediação, enfatizando a importância do diálogo.

Palavras-chave: mediação, diálogo, comunicação.

Animação explicativa sobre mediação de conflito por Tribunal de Justiça do Paraná. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yM3aXE-j-CY

Neste vídeo, a animação explora o conceito de mediação, as etapas do processo de mediação, e simula uma resolução de conflitos entre uma proprietária e uma inquilina.

Palavras-chave: mediação de conflito, resolução de conflito, papel do mediador de conflito

Afinal... O que é mediação? por Marcelo Girade: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1af6PRTxygM

Neste vídeo, Marcelo traz um conceito básico sobre a mediação: uma negociação facilitada por uma terceira pessoa neutra que auxilia as partes a avançarem na negociação e a resolverem a suas diferenças. Complementarmente, o vídeo traz a diferença entre arbitragem e mediação.

Palavras-chave: mediação de conflito, resolução de conflito, negociação, papel do mediador

Gestão de Conflitos por Armando Terribili: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6fHeGw-PvcE

Neste vídeo, Armando Terribili conceitua o conflito como qualquer divergência entre ideias, opiniões, interesses ou necessidades, e ressalta que nem todo conflito é ruim. Traz um modelo que classifica uma pessoa quanto a forma pessoal de administrar o conflito. O auto conhecimento pode auxiliar nos processos de mediação de conflito.

Palavras-chave: mediação de conflito, solução de conflito, áreas dominantes na solução de conflitos, divergência de ideias.

Gestão de conflito por CRAACS: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qJjEvpCHDjU

Neste vídeo, a animação exemplifica como um conflito pode ser gerado e escalonado no ambiente de trabalho, sem que haja intenção para tal. Alguns dos nossos hábitos podem evitar ou contribuir para originar conflitos. Conhecer a nós mesmos, nossos hábitos, pode nos auxiliar a evitar ou gerir conflitos. 

Palavras-chave: mediação de conflito, conflito, gestão de conflito.

 

 Mediação institucional/escolar

ARTIGOS

 

CLARO, Raquel F. S.; CUNHA, Pedro F. S. S. Estratégias de Gestão Construtiva de Conflitos: uma perspectiva dos profissionais de saúde. Psicologia, Saúde & Doenças, 18,  Lisboa, p. 55-68, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/362/36250481005.pdf Acesso em: 16 de março de 2022.

Este artigo aborda os conflitos que surgem em meio hospitalar, bem como as estratégias de resolução de conflitos, utilizadas pelos profissionais de saúde, para a aplicação da mediação, analisando 6 (seis) profissionais do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa.

Palavras-chave: conflitos, estratégias de gestão, hospital escola, medicação de conflitos.

 

CAMBRAIA, Anacléia de A.; PEDROSO, Joseane C. M. de A. Mediação escolar: do conflito ao diálogo.  Rev. 10° Jornada de Pesquisa e 9° Jornada de Extensão do Curso de Direito, Santa Maria, 2017. Disponível em: http://metodistacentenario.com.br/jornada-de-direito/anais/10a-jornada-de-pesquisa-e-9a-jornada-de-extensao-do-curso-de-direito/artigos/2-a-mediacao-e-a-arbitragem-como-metodos-alternativos-de-resolucao-de-conflitos-e-a-perspectiva-processual-na-contemporaneidade/mediacao-escolar_do-conflito-ao-dialogo.pdf Acesso em: 16 de março de 2022.

Este artigo discute a violência escolar e a sensação de insegurança e medo provocada por ela e aborda a medicação escolar como um caminho na busca da solução de conflitos entre alunos, professores, diretores e os demais membros da comunidade escolar.

Palavras-chave: conflitos, escola, educação, medicação escolar.

 

SILVA, Eduardo P.; MANCEBO, Deise. Subjetividade docente na expansão da UFF: criação, refração e adoecimento. Fractal: Rev. De Psicologia, v-26 –n.2, p. 479-492, Rio de Janeiro, Maio/Ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/pnDTsvyRfjb44z3j6h8WsvB/abstract/?lang=pt Acesso em: 16 de março de 2022.

Este artigo apresenta o trabalho docente, no contexto da expansão da educação superior, dentro da UFF e as posições polarizadas sobre as políticas educacionais institucionais. Ele também aborda os limites e singularidades ao se lidar com adversidades, adoecimento e refração que envolvia conflitos e cisões.

Palavras-chave: cisão, conflitos, expansão da educação superior, trabalho docente.

 

GARCIA, Sylvia G.; CARLOTTO, Maria C. Tensões e contradições do conceito de organização aplicado à Universidade: o caso da criação da USP-Leste. Rev. de Avaliação da Educação Superior, 18, Campinas, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/WqcScL46CY9DqhT47Mb6Z5w/?lang=pt Acesso em: 30/07/2021.

Este artigo aborda a instalação do novo Campus da USP, na Zona Leste da cidade de SP, e analisa as tensões entre a concepção organizacional e as particularidades institucionais da universidade, explicando os conflitos que opuseram professores e coordenadores de projeto na criação da escola.

Palavras-chave: cultura política, gestão universitária, reforma da educação superior, teoria das organizações.

 

VÍDEOS

SENNA, INSTITUTO AYRTON. Comunicação e mediação de conflitos Socioemocional de Educadores. Youtube, 2021.  Disponível em: https://www.youy8a2ag31hRs Acesso em: Acesso em: 16 de março de 2022.

Neste vídeo, o Instituto Ayrton Senna aborda a maneira como uma coordenadora pedagógica deve agir com professores, de forma a não gerar conflitos, utilizando o método criado por Marshal Rosenberg.  O modelo pode ser adotado por profissionais hierarquicamente superiores ou por pares, tanto no ambiente escolar quanto em outro ambiente profissional.

Palavras-chave: ambiente escolar, assertividade, comunicação não violenta, sentimentos.